A melhoria contínua como ponto fundamental para uma boa gestão de escritório e departamento jurídico

O avanço constante da tecnologia no âmbito jurídico, a inovação da concorrência e o aumento da expectativa do cliente, exigem cada vez mais a reinvenção dos escritórios de advocacia.
O processo de melhoria contínua visa analisar o fluxo dos processos, identificar os pontos críticos, aprimorar os talentos e implementar metodologias de melhoria que visem a segurança, padronização e agilidade.
A implementação de metodologias nas organizações com avaliação da produtividade e qualidade, aferição por índices e indicadores, tornou-se essencial para escritórios de contencioso e jurídicos coorporativos medirem resultados. O mapeamento e controle da produtividade permitem o redesenho do fluxo de processos e readequações frequentes com melhoria de resultado a curto prazo e avaliação de custo e investimento necessários também ao planejamento financeiro interno e do cliente.
Os bons gestores utilizam da melhoria contínua associada aos feedbacks constantes e sistemas tecnológicos para conscientização da equipe jurídica na otimização do tempo e soluções rápidas aos clientes.
Os softwares jurídicos auxiliam cada vez mais nos serviços jurídicos, dando segurança, velocidade e estabilidade nas tarefas essenciais de cadastros, leituras automáticas de intimações, contagem de prazos, pesquisas jurisprudenciais, geradores de relatórios e protocolos eletrônicos. Disponibiliza-se mais tempo aos advogados para os estudos complexos e tomadas de decisões.
Contudo, é preciso estar atento que não basta a aquisição de ferramentas tecnológicas avançadas e altos investimentos em consultoria, pois é primordial cultivar uma filosofia interna de eliminação de desperdício, ou seja, de nada adianta adquirir um sistema tecnológico de última geração se a organização utiliza apenas metade de suas funções.  Outrossim, é importante não aceitar serviços dissociados à missão da organização para evitar despender custo e criatividade dos talentos da empresa.
A filosofia para eliminação de desperdício (custo, tempo e criatividade), deve surgir do dirigente e ser repassada a todos os demais colaboradores, associada à missão, visão e valores da organização.
É preciso profissionais qualificados na implementação de melhorias, aptos para treinamento eficaz e com conhecimento total das ferramentas. O escopo está no interesse da organização alinhado ao planejamento estratégico e prévio, evitando, assim, o desperdício, a sobrecarga e visando sempre a satisfação interna e do cliente.
Uma equipe jurídica integrada à melhoria contínua será capaz de conduzir com êxito, e de forma enxuta, projetos funcionais e multifuncionais estratégicos aos escritórios e departamentos jurídicos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAMILA SASAKI

    • Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.
    • Pós-graduada em Direito e Processo Tributário pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDCONST.
    • Pós-graduada em Planejamento, Programação e Controle da Produção pela FAE Business School.
    • Integrou o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral – PAEX/FDC.
    • Cursando a Especialização Lean Six Sigma – Certificação Black Belt pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.
    • É a responsável pela melhoria contínua dos procedimentos do escritório.