Seguradora alcança R$ 16,9 milhões em operações de Seguro Garantia

A Sompo Seguros registrou um crescimento de 160% no segmento Seguro Garantia em 2017, muito acima dos 32,5% alcançados pelo mercado nesse ramo, que totalizou R$ 2,6 bilhões no ano passado contra os R$ 2,0 bilhões do ano anterior, segundo dados da Susep. A seguradora chegou a R$ 16,9 milhões em operações nesse ramo no ano passado, frente aos R$ 6,5 milhões registrados em 2016.
De acordo com Edson Toguchi, Superintendente de Grandes Riscos da seguradora, a companhia já conta com com expertise em subscrição nos produtos chamados de Grandes Riscos e investiu significativamente no Gerenciamento de Riscos. “Esse fator, aliado ao crescimento mundial da Sompo International Group, trouxe mais capacidade de subscrição para a expansão da carteira e trabalhar no desenvolvimento de soluções para novas coberturas e segmentos”, ressalta o executivo.
Um exemplo está no setor de energia, para o qual foi desenvolvida uma solução ao cliente tomador que pretende comprar energia no mercado spot. No caso, a solução da Sompo é uma apólice que garante o fiel cumprimento dos pagamentos pela entrega de energia adquirida para utilização própria nas atividades do consumidor. Essa modalidade também conta com coberturas para Garantias Judiciais / Execução Fiscal, como opção de caução de eventual ação imposta contra o cliente tomador do seguro.
“Acreditamos também que, em 2018, muitos projetos de infraestrutura que estavam suspensos vão sair definitivamente, com respectivas assinaturas contratuais e entrega de apólices de garantia de execução do projeto e fornecimento de serviços, a exemplo dos projetos de melhoria/ampliação de rodovias, estradas, ferrovias e aeroportos, entre outros”, diz Toguchi.
A seguradora conta com soluções em Seguro Garantia voltadas tanto às obras privadas quanto públicas. A companhia estrutura soluções tailor made necessárias para a conclusão da obra, desde o Seguro de Garantia do Licitante (Bid Bond) e Executante (Performance Bond), Riscos de Engenharia e a cobertura de danos a terceiros (Responsabilidade Civil) caso ocorra algum imprevisto. “Justamente com o objetivo de mitigar as perdas não relacionadas a eventos da natureza, é que investimentos no Gerenciamento de Risco para contribuir para que a obra seja concluída dentro do prazo e sem contratempos”, enfatiza o executivo
Entre as recentes iniciativas da Sompo Seguros no ramo de Garantias está o investimento na plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM, Watson, que é hospedada em nuvem. A companhia é a primeira do Brasil a utilizar a tecnologia Chatbot para contratação de seguros. O serviço está disponibilizado para a contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas, e pode ser acessado pelo aplicativo Telegram. A ideia é trazer mais funcionalidades e viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros.
Assim, a Sompo pretende otimizar tempo e recursos enquanto dinamiza o atendimento, traz mais comodidade e oportunidades de vendas ao corretor de seguros, além de garantir um serviço de mais qualidade para o segurado.
Sobre a SOMPO Seguros S.A
A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos Auto Frotas, Empresariais, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, Engenharia, Responsabilidade Civil, Garantia, Penhor Rural e Benfeitorias, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.
O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 130 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.