Prazo para compensação de cheques cai para um dia útil

Para os correntistas que costumam utilizar cheques em suas operações financeiras, o banco Central trouxe uma novidade, que visa agilizar a compensação bancária e trazer maiores benefícios aos seus usuários de forma segura, o que pode impulsionar um retorno na utilização de cheques.
Tendo em vista a visível diminuição da circulação de cheques no atual cenário comercial e os grandes avanços tecnológicos que tem atingido inclusive as instituições financeiras, o Banco Central publicou a circular n. 3.859, alterando o prazo de compensação de cheques de menor valor.
Anteriormente, os cheques com valores inferiores à R$ 299,99 possuíam um prazo de dois ou mais dias para compensação, diferente do que era aplicado aos valores superiores, o que pode ter impactado na redução da circulação desta transação.
A alteração possibilita uma maior regularidade e tranquilidade a todos os usuários, trazendo a possibilidade de programarem-se e sentirem-se mais tranquilo, adequando as suas expectativas à nova realidade, o que pode trazer um novo retorno da utilização deste mecanismo, que hoje tem sido pouco aplicado, que pode ter como consequência a demora na sua compensação.
A normativa entrou em vigor no dia 16 de abril, diminuindo o prazo para cheques com valores inferiores à R$ 299,99 para um dia útil à partir da data de depósito realizada pelos usuários, não mais diferenciando a compensação por faixas de valores como acontecia até então, unificando os prazos, de forma segura como garante a Febraban, através de mecanismos tecnológicos que possibilitam uma segurança aos usuários.”
Mais informações sobre esta área do Direito, acesse: https://curi.adv.br/atuacao/direito-bancario/
Gabrielle Cristine Zacharow
Coordenadora da Equipe técnica bancária
gabrielle.zacharow@curi.adv.br
Continue nos seguindo nas redes sociais e acompanhe nosso blog para saber mais sobre as novidades e informações jurídicas.