O papel da consultoria jurídica nas operações societárias

Por Alessandra Salim

A consultoria empresarial, cada vez mais buscada pelas empresas, vai muito além da elaboração e gestão de contratos. Em razão de sua natureza preventiva, nota-se uma crescente conscientização no meio empresarial dos benefícios que uma consultoria bem estruturada e capacitada traz para o funcionamento da empresa, ajudando a melhorar as estratégias empresariais e seus respectivos riscos.

Ao abrir um negócio, por exemplo, é natural que novos empresários realizem consultas às empresas e escritórios de advocacia com reconhecimento e tempo de mercado, a fim de entender qual é o melhor modelo para o seu empreendimento.

A consultoria empresarial estratégica visa acompanhar toda a vida da empresa, sendo um meio efetivo para economizar e empreender com mais segurança, permitindo a prevenção de problemas de origem societária, que por vezes geram situações irreversíveis, demandam gasto de tempo e dinheiro, maiores do que nos trabalhos realizados de forma preventiva.

Quando a empresa estiver em dúvida sobre um assunto ou diante de uma importante decisão que pode ter repercussões jurídicas, como por exemplo, a compra de outra empresa, é o momento ideal para contratar uma consultoria jurídica.

As empresas nas quais esse tipo de situação é recorrente contam com o auxílio contínuo de um consultor.

Se a mudança envolve a troca do modelo de empresa, a consultoria societária auxilia na possível dissolução da sociedade vigente ou na alteração do contrato social, identifica o problema vivido pela empresa, estuda o melhor formato para se trabalhar e sugere o rumo adequado para a mudança.

Benefícios

O principal benefício da consultoria jurídica para uma empresa é o apoio nas questões legais enfrentadas no dia a dia, diminuindo os riscos decorrentes das atividades desenvolvidas.

Nas operações societárias, a figura do consultor auxilia na reorganização societária, por exemplo, identificando a modalidade mais adequada para a empresa, não apenas para aumentar a lucratividade ou reduzir gastos, mas também como um instrumento de se manter no mercado cada vez mais competitivo.